AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

terça-feira, 23 de março de 2021

Estórias com Asas

Para comemorar o 25 de abril, Estórias com Asas propões dois espetáculos, intitulados: ERA UMA VEZ UM PAÍS A PRETO E BRANCO: ESTÓRIAS DE ABRIL (1º Ciclo e 2º Ciclo) e MEMÓRIAS DE ABRIL (3º Ciclo e Ensino Secundário), via online.


Em Era uma vez um país a preto e branco: estórias de Abril é feita uma viagem ao passado para falar do dia-a-dia do nosso país durante a ditadura do Estado Novo e descobrir o significado da palavra "Revolução".

"- Shttt!... Fala baixo!... Andam por aí uns homens com umas caixas pretas que ouvem tudo...
Terão sido esses homens que levaram a minha Mãe para a prisão?...
Trago todos os dias a fotografia dela no bolso da camisa, junto do coração...
Mas presa porquê, se não roubou nem matou ninguém? Foi presa porque guardava, numa mala de viagem, livros, discos, recortes de jornais?! Foi presa por pensar de maneira diferente?! Por dizer o que pensava?! Mas, afinal, que crimes são estes?"

Com este espetáculo é pretendido que os mais novos sejam capazes de construir uma ponte para o presente, valorizando as conquistas de Abril e refletindo sobre a ideia de uma Liberdade frágil, que precisa de ser cuidada dia-a-dia.


A partir de factos históricos, registos fotográficos e testemunhos reais.

Público-Alvo: M/6 - 1º Ciclo e 2º Ciclo


Em Memórias de Abril é evocada a História e as estórias do passado recente de um país que é o nosso. Partindo de testemunhos reais, é revisitado o quotidiano de um povo triste. São abordados temas como: guerra, prisão, censura, tortura, emigração e exílio. Mas fala-se também do sonho, da esperança e da resiliência desse mesmo povo que, a 25 de Abril de 1974, abriu caminho para a Liberdade e para a Democracia.

Há poesia de intervenção,  textos de Fernando Pessoa e testemunhos reais.


Público-Alvo: M/12 - 3º Ciclo e Ensino Secundário


Para agendar, ou obter esclarecimentos adicionais basta contactar, através de:

Telefones - 963 151 151; 961 964 323
E-mail - estorias.com.asas@gmail.com; estorias.com.asas2@gmail.com
Facebook - facebook.com/estoriascomasasInstagram - estorias.com.asas


Caso queiram conhecer, mais aprofundado o projeto, vejam o vídeo.


Fonte: Estórias com asas

Sem comentários:

Enviar um comentário