AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

2ª Sessão - Artista José Leal

Os alunos de PLNM assistiram, pela segunda vez, a mais uma sessão com o aguarelista José Leal dando, deste modo, continuidade ao trabalho já iniciado no início do ano.


Nesta sessão, o nosso convidado escolheu uma pequena ave e demonstrou, a quem receia o desenho e a pintura, que as coisas podem ser simples para todos. Evidenciou, ainda, como se pode desconstruir um desenho... 

"...e era vê-los - como eu - a desenhar dois círculos e a transformar em ave. Depois, saber identificar as cores fortes e passa-las delicadamente ao papel. E por fim um toque de sombras!" (José Leal)











A partir dos seus desenhos, nascerá uma história para participarem na iniciativa:
 "Histórias da Ajudaris 2019".

"Sirvo-me de animais para ensinar o homem." (Jean de La Fontaine) "...pela sua  simplicidade, pelas lições que nos dão. É entre as crianças e jovens que aprendemos o que nos falta em tanta coisa de 'adultos'!" (José Leal)

Mais uma vez gratas pela tua dedicação, tempo e pelo privilégio de sermos todos testemunhas que a "brincar" também se aprende. 



"Pequenos gestos, grandes corações!"

Sem comentários:

Enviar um comentário