AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

quarta-feira, 17 de abril de 2024

MUSEU DO TESOURO REAL





18 abril a 30 junho
Exposição Temporária – 2º Bienal de Joalharia Contemporânea Lisboa
Joias para a Democracia
Uma mostra composta por joalheiros membros da PIN que reúne jóias feitas para mulheres que tiveram um papel relevante na transição para a democracia ou sofreram especialmente com a ditadura. Cada artista evoca uma mulher conhecida ou anónima que marcou ou marca o ativismo pela democracia e a liberdade em Portugal e também noutras geografias.

Tiaras Contemporâneas
Sinónimo da exclusividade da joalharia clássica, símbolo de estatuto, poder e riqueza, a tiara praticamente desapareceu no mundo contemporâneo. Num campo artístico que tem na sua génese conceptual a critica da preciosidade e a ideia de jóias para todos, o que pode exprimir uma tiara?
Antigos alunos do Ar.co e artistas convidados criam as tiaras contemporâneas, uma peça de joalharia quase esquecida no século XXI, convidando ao diálogo com as jóias clássica da coleção do Tesouro Real, numa nova versão da exposição feita nos 40 anos do departamento de joalharia do Arco.

Para saber mais sobre a programação do Museu clique em Tesouro Real 

Sem comentários:

Enviar um comentário