AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

NATAL NA GULBENKIAN

Para assinalar esta maravilhosa época- NATAL, a Gulbenkian....



Apresenta: no dia 20 de dezembro, às 11h e às 16h, o concerto Natais do Mundo, com o Coro e a Orquestra Gulbenkian, dirigidos pelo maestro Jorge Matta.

"Criado no âmbito do ciclo Concertos de Domingo, uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Natais do Mundo é um concerto que viaja pelas músicas natalícias de várias culturas e épocas para transmitir, nas vésperas da consoada o sentido de união pela música."

Apreciem o fantástico programa:

"Abre com as famosas cantigas de Natal gravadas em vinil, em 1963, pelos americanos Robert Shaw e Robert Russell Bennett, The many moods of Christmas; Panis Angelicus do belga César Franck. Composta em 1872, este "Pão dos Anjos", que corresponde à penúltima estrofe do hino “Sacris solemniis”, escrito por São Tomás de Aquino para a Festa de Corpo de Deus, ganha uma nova forma, incluindo harpa, violoncelo, orgão e voz (tenor). Ouvir-se-á de seguida música popular inglesa com Greensleeves na versão de Ralph Vaughan Williams, uma dos compositores ingleses mais reconhecidos do mundo, para depois escutarmos a música que tornou o organista austríaco Franz Grauber conhecido em todo o mundo: Stille Nacht."



"Segue-se um momento de descoberta de músicas tradicionais da Bulgária (Koledni Zvanzeta), Portugal (Natal de Elvas) e Inglaterra (We wish you a Merry Christmas) e chegaremos ao fim do programa com a majestosa Suite orquestral do filme Polar Express, dos compositores americanos 
Glen Ballard e Alan Silvestri, um convite ao sonho que prenuncia a chegada do Ano Novo."

Para saber mais, clique em »»»» GULBENKIAN

Via: Gulbenkian Música

Sem comentários:

Enviar um comentário