AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Media Lab | DN

O mais recente projeto do Media Lab Diário de Notícias, disponível gratuitamente para escolas com alunos do 3º ciclo e Secundário: o Ciclo “Jovens Repórteres de Ciência - 2019”.

Fomentar a inclusão social e digital, desenvolver o espírito crítico e contribuir para a tomada de decisões informadas constituem a missão do Media Lab DN, que se revê nestes 7 dias de troca de conhecimento e experiência mediático-científica.

O “FALANDO DE CIÊNCIAS”

O workshop “Falando de Ciências” é uma atividade que tem vindo a ser desenvolvida pelo Media Lab DN, desde há 7 anos, com o apoio da Ciência Viva, do Instituto Gulbenkian de Ciência e da Fundação Champalimaud. Inaugurado em 2012, pelo então Ministro da Educação e Ciência, Professor Doutor Nuno Crato, o workshop tem dado a conhecer aos mais jovens os avanços da Ciência, através da prática de construção de notícias. Este ano, desafia os alunos de escolas nacionais a serem jornalistas do ciclo “Jovens Repórteres de Ciência - 2019”.

A duração será de 7 semanas e os temas a abordar são atuais e de grande interesse para o currículo escolar. A saber: Ativismo Ambiental; Saúde; Astronomia; Atividade do Cientista; Biodiversidade; Energia; e Oceanos. Em cada tema/sessão teremos um orador especialista convidado e, como jornalista especialista de Ciência, contamos com Filomena Naves - Diário de Notícias.  

As atividades serão GRATUITAS.

SESSÕES GRATUITAS:

Dia Mundial da Terra
29 Abril
(2ª feira)
Francisco Ferreira
(Professor na área de Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa - FCT-UNL; Presidente da ONG ZERO)
Dia Mundial da Saúde
2 Maio
(5ª feira)
Gina Tomé
(Psicóloga Clínica e da Saúde; Investigadora no Projeto “Aventura Social”, nas áreas da Saúde Mental; Coordenadora do Projeto ES´COOL - Promoção da Saúde Mental nas Escolas)
Dia Mundial da Astronomia
7 Maio
(3ª feira)
(A primeira astrobióloga portuguesa, co-investigadora em missões espaciais da Agência Espacial Europeia; Professora no IST)
Dia Nacional do Cientista
14 Maio
(3ª feira)
David Marçal*
Foi jornalista de ciência no Público e autor do Inimigo Público.
Autor de vários livros, espetáculos de teatro e programas de televisão sobre temas científicos.
(Bioquímico; Divulgador de Ciência)
Dia Internacional da Biodiversidade
21 Maio
(4ª feira)
Luís Ceríaco
(Biólogo, curador adjunto da coleção de anfíbios e répteis do MUHNAC)
Dia Mundial da Energia
28 Maio
(3ª -feira)

Ana Rita Antunes
(Coordenadora da Coopernico, projeto de apoio às energias renováveis)
Dia Mundial dos Oceanos
4 Junho
(3ª feira)

Paula Sobral*
(Bióloga e especialista em microplásticos e lixo marinho)
*A confirmar.


Horário das sessões:
das 14h30 às 17h30
Lotação /sessão: 45/60 alunos
Local: Media Lab DN - Torres de Lisboa | Torre E - Benfica




COMO?

Com o intuito de consciencializar sobre a relevância destes temas e de despertar o interesse quanto à literacia mediática, os jovens terão a oportunidade de assistir a um workshop sobre a profissão de jornalista, ouvir os convidados falarem sobre as suas profissões e os seus projetos, abrindo, no final, a perguntas.

Na metodologia já característica do  MediaLab - “Aprender, Fazendo” - os alunos serão ainda desafiados a viverem um dia como jornalistas, colocando em prática o que aprenderam. Dividindo-se em grupos, terão a oportunidade de entrevistar o convidado do dia e elaborar os seus próprios jornais impressos , noticiários de vídeo e rádio TSF .

Notas:
- O trabalho dos alunos e as fotografias da sessão com os intervenientes serão divulgadas nas redes sociais Facebook e Instagram do Media Lab e no DN online . As escolas autorizam desde logo a captação e divulgação de imagem e som, os quais poderão ser utilizadas pela GLOBAL NOTÍCIAS - MEDIA GROUP, S.A. quer em publicações impressas, quer online;
- Transporte da responsabilidade da escola;
- Sessões com mínimo de 45 e máximo de 60 alunos (junção de turmas/escolas caso necessário);
- Inscrições: para este email. Inscrição por ordem de chegada e sob confirmação posterior do Media Lab DN;

- Para podermos chegar a várias escolas, pode haver um número limitado de turmas por escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário