AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO DE GUADALAJARA

Portugal é o convidado de honra na 32ª edição que decorre na cidade mexicana até 2 de dezembro. 


A maior feira literária da América Latina abre ao público este sábado e conta com a presença de mais de 40 escritores portugueses, num programa que inclui visitas a escolas, lançamento de livros, sessões de leitura, concertos, dança, teatro, exposições e encontros com leitores.




Entre os autores portugueses que estarão presentes na feira contam-se António Lobo Antunes, Manuel Alegre, Hélia Correia, Lídia Jorge, Dulce Maria Cardoso, Teolinda Gersão, Nuno Júdice, Gonçalo M. Tavares, Afonso Cruz, José Luís Peixoto, Ricardo Araújo Pereira, João Tordo e editores como Zeferino Coelho, Bárbara Bulhosa e Francisco José Viegas.

Germano Almeida, Mia Couto e José Eduardo Agualusa, três nomes da literatura africana e lusófona. Seguem também na comitiva portuguesa os músicos: Ana Bacalhau, Sara Tavares, Capicua, Camané ou Ricardo Ribeiro.


A comissária Manuela Júdice, atual secretária geral da Casa da América Latina em Lisboa, explica ao Público

“Que as pessoas entrassem e nos viessem visitar sem perturbar a circulação da entrada na feira. Não é preciso dar a volta ao pavilhão, ele tem amplitude suficiente para ser local de passagem. Uma vez lá dentro, temos de ser suficientemente atractivos para convencer os visitantes a ficarem. O pavilhão é permeável, mas tentámos criar espaços com conteúdos que funcionem como íman.”

Para saber mais sobre o programa de actividades da FIL pode consultar https://www.fil.com.mx/

Sem comentários:

Enviar um comentário