AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Unicórnios

O unicórnio é um ser mitológico emblemático, já que a sua representação física e comportamental muda de acordo com o período histórico e com a localização geográfica. Geralmente, este animal é retratado como um cavalo (normalmente branco na fase adulta) com apenas um chifre(corno) no centro da cabeça, por isso o nome "unicórnio"-só um chifre .      

Apesar da sua figura mais conhecida em ilustrações, roupas e acessórios e ser um cavalo bonito, de pelagem clara, alguns autores dão outras versões para sua aparência. Acreditam que o animal teria a predominância do cavalo em seu corpo, patas de elefante, cauda de leão ou javali e uma cabeça similar ao cervo. No entanto, o chifre está sempre presente nas diversas versões e é nele que se concentra a força e a magia dos unicórnios.

Em 1663 foi encontrado numa caverna um esqueleto de raça diferente que  os investigadores acreditam que poderia ser um unicórnio, por causa das parecenças do chifre. Passado 100 anos, na mesma caverna foi encontrado um esqueleto igual ao de 1663,que prova a  existência do Unicórnio.



 Trabalho realizado no âmbito do Projeto BiblioTicando
Turma: 4ºA da EB1 PJMRM

Grupo: Madalena, Beatriz, Márcia e Érica

Sem comentários:

Enviar um comentário