AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

10 BOAS RAZÕES PARA LER MAIS


Sabia que ler dá Felicidade?

Ler não é apenas fundamental: é necessário! Um livro faz-nos olhar para o mundo de outra forma. Além de ser uma ótima companhia!
Quando lemos, ficamos a saber coisas que deconhecíamos ou dos quais sabíamos muito pouco. O nosso repertório cultural amplia quando entramos em narrativas imaginárias.  
A nossa capacidade imaginativa fica mais elástica e menos formatada, sobretudo, quando é tão fácil termos à mão um smartphone com conteúdos selecionados de acordo com o nosso perfil. 

10 razões pelas quais vale a pena ler mais:

1. Os protagonistas das histórias estão, de alguma forma, relacionados com a nossa vida e podem "influenciar" o nosso modo de pensar e nosso comportamento.
2. Estreitamente ligado ao ponto anterior, a leitura gera empatia. A leitura, leva a uma espécie de simulação de experiências sociais.
3. Regularmente a leitura de romances aumenta a conectividade de diferentes áreas do cérebro.
4. Ler um livro aumenta o tempo de vida, em média quem lê vive mais dois anos do que aqueles que não tocam numa folha.
5. A leitura ajuda no desenvolvimento da linguagem das crianças.
6. A leitura ajuda a um adormecer mais sereno.
7. Reduz o stress e previne a ansiedade e a depressão.
8. Ler em voz alta ajuda a melhorar a capacidade de leitura.
9. A leitura abre a mente e cura as feridas da alma porque uma história se relaciona com o mundo.
10. A leitura estimula toda a atividade cerebral e aumenta a conectividade do cérebro, é um remédio para a memória e, em geral, para todas as funções cognitivas.
De que está à espera?























Sem comentários:

Enviar um comentário