AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Partilha de atividade sobre Educação Ambiental

No âmbito da ação de Formação Educação Ambiental “Para uma abordagem plural da Educação Ambiental: do tema dos resíduos a outros claramente controversos” promovida pela Escola Superior de Educação de Lisboa (ESEL) e pelo nosso Agrupamento de Escolas Alto do Lumiar, foi proposto pelo Formador António Almeida a elaboração de um trabalho de grupo que visa promover a aquisição de saberes didáticos que possibilitem uma abordagem plural da Educação Ambiental estando, ou não, relacionadas com as visitas de estudo e/ou saídas de campo envolvidas na mesma.

O grupo que pertenci optou por direcionar e elaborar uma atividade didática de perspetiva inclusiva e de cariz funcional em contexto sala de aula, inspirada no conceito de educação ambiental da última visita de estudo à ERP Portugal – Sintra.

A nossa proposta para aplicação prática contempla os alunos da Unidade de Apoio a Alunos com Multideficiência 2.º/3.º Ciclos – U.A.A.M; deste Agrupamento de Escolas mas também poderá ser adaptada aos discentes do Jardim de infância e do 1.º ciclo.

A atividade proposta é baseada no conceito dos seguintes jogos: “Jogo da Memória”; “Identificação do Intruso” e puzzle. Tem como intuito em educar a criança e/ou jovem na distribuição correta do lixo e promove as capacidades de atenção/memória, leitura e cálculo funcional. As regras dos jogos encontram-se explanadas no power point.

Após a apresentação da atividade algumas colegas que frequentaram esta ação de formação que lecionam nas restantes escolas deste agrupamento mostraram-se interessadas em obter este material didático, daí esta iniciativa de partilhar o jogo via on-line.

Esperamos assim que esta partilha seja um recurso útil a ser aplicado a um futuro próximo.

Clique aqui a aceda a este fabuloso e útil material lúdico-pedagógico. 

Sem comentários:

Enviar um comentário