AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

quinta-feira, 27 de abril de 2017

RACISMO E CIDADANIA – FORMAÇÃO APH – 29 e 30 de ABRIL – PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS




Vai decorrer nos dias 29 e 30 de abril a ação de formação da APH RACISMO E CIDADANIA
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-90422/17
Modalidade: curso
Formadora: Raquel Pereira Henriques

Local: Lisboa (Padrão dos Descobrimentos)
Número de horas: 12 (0,5 unidades de crédito)
29 Abril – Todo o dia
30 Abril – Período da manhã

Custo da ação:
associados: Gratuita e não associados: 10€

Esta ação, destinada aos docentes dos grupos de recrutamento 200 e 400, destina-se a colmatar uma necessidade sentida pelos nossos associados que, nos inquéritos anuais por nós realizados, a apontam com alguma recorrência.
Aprender a planificar, montar e visitar uma exposição de forma profissional e integrada constitui-se como uma mais-valia para a divulgação do pensamento histórico nas escolas, pois obriga os professores (e, consequentemente, os alunos) a pensarem em como disseminar de forma eficaz, para toda a comunidade escolar (e mesmo para além desta), as aprendizagens desenvolvidas dentro do espaço restrito da sala de aulas.
A ação proposta realiza-se num contexto inovador e muito diferente do habitual. É uma ação pensada integralmente para ser realizada num espaço museológico, o Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, aproveitando a exposição Racismo e Cidadaniaque aí terá lugar. É uma ação dividida em três módulos – 1º Minorias: racismo e cidadania nas práticas educativas; 2º Museologia: novas linguagens e mediação de cultura; 3º Museografia e visita à exposição Racismo e CidadaniaCada um deles dirigido e desenvolvido por especialistas na área que são, simultaneamente, os responsáveis pela elaboração da referida exposição.
Pretende-se, com esta ação, fornecer aos formandos ferramentas úteis de trabalho que possam ser, posteriormente, transpostas para o contexto escolar.

Envie a sua inscrição para o email secretariadoaph@netcabo.pt.


Sem comentários:

Enviar um comentário