AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

JOGOS QUE AUMENTAM O NÍVEL DE ATENÇÃO EM CRIANÇAS COM DÉFICE DE ATENÇÃO

Crianças com PHDA têm dificuldades em executar tarefas, especialmente aquelas cujo sucesso depende de uma sequência orquestrada de passos.
Amazing Alex auxilia as crianças com PHDA na medida em que o jogo exige o planeamento de estratégias para que os níveis sejam concluídos com êxito. Além de planear, o jogador deve compreender a interação complexa estabelecida entre os inúmeros objetos em cena.
A história do jogo passa-se em torno de um garoto que gosta de construir coisas. O jogador deve construir engenhocas e soluções criativas para conquistar estrelas de inúmeras formas.





Vejam outros exemplos de atividades interessantes de brincadeiras e jogos eletrónicos que trabalham a atenção e o planeamento de estratégias.
  • Bejeweled:  jogo que exige concentração de seus jogadores. É divertido e para alguns diminui até os níveis de stress.
  • Quebra-cabeças e palavras cruzadas são sempre indicados para manter nosso cérebro bem treinado.
  • Desportos, como futebol, natação e ginástica requerem tanto habilidades físicas como cognitivas. Um exemplo clássico é o do nadador, Michael Phelps que iniciou aulas de natação para melhorar sintomas de PHDA.
  • Jogos de memória:  estimula o pensamento, memorização, identificação de figuras, estabelecimento do conceito de igual e diferente, além de orientação espacial.

Sem comentários:

Enviar um comentário