AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

DICAS PARA AJUDAR UMA CRIANÇA A APRENDER A LER E A GOSTAR DA LEITURA

"Coisas simples que qualquer um pode fazer para motivar seu filho, em casa ou em qualquer outro lugar, a desenvolver e praticar hábito da leitura, e o mais importante, sem custos..."





Há um falso mito de que educação de valor apenas se consegue quando deixamos nossos filhos aos cuidados de laboratórios pedagógicos altamente especializados, ou através do uso de sofisticadas técnicas pedagógicas de última geração. 

Veja como isso é falso, e como nossa preguiça, ou a ausência dela, pode fazer toda diferença na formação cognitiva das nossas crianças e jovens.

Veja a seguir, As Nove Pequenas Coisas que os Pais, Avós, Professores e outros parentes dispostos a ajudar, podem fazer para auxiliar uma Criança a se alfabetizar, e depois como efeito colateral, ainda tomar gosto pela leitura.
  1. Para começar use Livros Ilustrados e sem textos ou com poucas palavras.
  2. Conte Histórias: Encoraje sua criança a fazer perguntas e a falar sobre a história que acabou de ouvir.
  3. Procure por Programas de Leitura.
  4. Compre um Dicionário Infantil: Procure por um que tenha figuras ao lado das palavras.
  5. Faça com que Materiais de Escrever: tais como, lápis, giz de cera, lápis coloridos, canetas, etc, estejam sempre disponíveis e a vista de todos.
  6. Procure assistir programas Educativos: na TV, DVD, ou Internet.
  7. Visite com frequência uma Biblioteca.
  8. Leia você mesmo: Inevitavelmente, o que você faz servirá de exemplo para suas crianças.
  9. Leia em Voz Alta: para sua criança diariamente. 

Saiba mais aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário