AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Italiano cria biblioteca sobre rodas para crianças que não têm acesso à leitura

Quando se aposentou, o professor de literatura António de Cava, não quis saber de ficar parado em casa a descansar. Ao invés disso, ele decidiu transformar seu amor pelos livros em algo benéfico para centenas de crianças que vivem em aldeias de difícil acesso na Itália, e criou a biblioteca sobre rodas.
ImmagineAssim, em 2003 nasceu o “Bibliotemotocarro”, uma biblioteca móvel, ou seja, biblioteca sobre rodas, que possui cerca de 700 livros e que já percorreu mais de 500 km em diversas regiões do país (Itália).
8639810_orig Sem apoio de nenhum órgão do governo ou ONG, a viabilização do projeto é inteiramente de responsabilidade de Cava que possui como único objetivo oferecer opções de leitura às crianças.
6007561_orig
Como se fosse um camião de gelados, a biblioteca sobre rodas chega às vilas e aldeias causando grande alarido e entusiasmo com direito à música e muita correria das crianças que adoram a novidade.



“Eu sempre acreditei que as crianças devem ter a oportunidade de aprender coisas interessantes em todos os lugares, não apenas enquanto estão na escola”, afirma Cava.

Sem comentários:

Enviar um comentário