AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

terça-feira, 3 de maio de 2016

Dia Internacional da Liberdade de Imprensa

O artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos é claro: “Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão”.

Mas na prática, as coisas não funcionam bem assim em alguns países do mundo. Segundo um relatório divulgado pela organização Repórteres sem Fronteiras, a liberdade de imprensa registou “uma degradação profunda e preocupante” a nível mundial entre 2013 e 2016.

Segundo a organização, morreram 63 jornalistas no exercício da profissão. 40 foram assassinados. 

http://www.dw.com/pt/toler%C3%A2ncia-zero-para-quem-desrespeite-liberdade-de-imprensa-no-mundo/a-19232324  


Sem comentários:

Enviar um comentário