AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Autocarro 25 de abril

Ainda inserido no âmbito das comemorações dos 40 anos da Revolução dos Cravos, os alunos da EB 2.3 do Alto do Lumiar tiveram oportunidade de apreciar, no autocarro, a exposição de Alfredo Cunha comentada por Ana Sousa Dias, com o objetivo de cultivar nos jovens os valores da democracia e da responsabilidade cívica.




No final, foi oferecido um baralho de cartas alusivas à data, com 52 perguntas e respostas sobre o 25 de Abril, onde questões como “Porque é que os cravos estão associados à ideia de liberdade?”, ou “O que era o MFA?” desafiam os jovens jogadores a compreender e memorizar eventos, instituições e símbolos relacionados com o antes e o depois da revolução dos cravos.


Trata-se de uma iniciativa que visa preservar a memória coletiva, de modo a que o 25 de abril e o que ele representa não caia no esquecimento. 




Sem comentários:

Enviar um comentário