AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Dia de S.Martinho

No dia 11 de Novembro, comemora-se o Dia de São Martinho, nomeadamente com castanhas assadas, vinho e água-pé. O provérbio é esclarecedor: “Dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho”. Porém, nem todas as pessoas conhecem a Lenda de São Martinho que, como todas as lendas, é uma narrativa breve que se transmite de geração em geração, tem na base algo de real e localiza-se no tempo e no espaço. As lendas são, com efeito, uma simbiose entre o real e o sobrenatural. 
Ora reza a lenda que num dia extremamente gélido e de enorme tempestade, ia São Martinho, valoroso soldado romano, no seu cavalo, no ano de 338, às portas de Amiens (França) quando viu um mendigo cheio de frio e quase nu. Então, São Martinho, sem hesitar, agarrou na espada, cortou a sua capa ao meio e deu uma das partes  ao mendigo para se agasalhar. E, no mesmo instante,  a tempestade parou e um sol radioso inundou a terra de luz e calor.
Mais diz a lenda que Deus, para que não se apague na memória dos homens a bondade praticada pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias a chuva e o frio e o céu e a terra sorriem com a bênção dum sol: o chamado “verão de São Martinho”.



Sem comentários:

Enviar um comentário