AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Boas vindas aos 5º Anos

A chegada a uma nova escola, com novos colegas, outros costumes e regras, não é fácil!
Então a nossa biblioteca escolar (BE) convidou os professores dos 5º anos a fazerem uma visita a este espaço onde os esperava uma pequena explicação de como este está organizado, o que podem lá fazer e como utilizar os seus recursos.
Foram depois convidados a ver um pequeno filme intitulado "A menina que detestava livros".
 
 
Após o visionamento do filme os alunos responderam algumas questões e realizou-se um pequeno debate sobre a importância dos livros e da leitura.
A BE ofereceu um pequeno marcador aos alunos para que estes os personalizassem e utilizassem nos seus livros ou nos livros que requisitarão na Biblioteca da sua nova escola.
Os alunos escreveram, ainda, uma frase sobre a importância da Biblioteca. A melhor frase foi escrita pela aluna Tryany Isabel Amarante 5ºF nº24.Esta foi premiada com um livro da autoria de Helena Osório intitulado "Quem chama pela fada do galo preto" da Animedições Editora, com a seguinte frase:
" a biblioteca é um lugar onde se podem requisitar livros, cassetes, DVD's, etc...
É um lugar de pesquisa e tranquilidade, cheio de livros de todo o tipo e países.
Eu gosto de ler livros. Estes ensinam-nos muita coisa e fazem bem ao cérebro."


 




Sem comentários:

Enviar um comentário