AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

Educação Inclusiva

Sugestões de Aplicações:
  • Animal Feeding Fun!

App educativa para despertar a curiosidade das crianças, sobre os animais. Excelente para crianças com perturbações do desenvolvimento, perturbações linguagem, autismo, défice cognitivo, trissomia 21.



  • Little Big Car Factory

Este jogo  educativo, é um excelente exemplo de como se pode conseguir aliar a diversão às necessidades específicas da criança.

O adulto, pai ou professor cria uma lista de palavras e a app faz todo o restante trabalho.
À medida que a criança vai superando com sucesso os desafios, a app automaticamente vai aumentando o grau de dificuldade.
No final, o objetivo é conseguir que a criança consiga soletrar todas as palavras sem qualquer ajuda.
A app educativa, oferece três níveis diferentes de dificuldade para cada palavra. Tem a vantagem de se poder acrescentar as palavras que se quiser em qualquer língua e de criar perfis para diferentes jogadores para monitorizar o seu progresso.


Little Big Car Factory - app que promete viciar crianças a escrever mais palavras para fazer mais corridas
Sugestões de Sites:

  • Software e Recursos Livres Necessidades Especiais - Este espaço foi criado como repositório de software e recursos livres para as necessidades educativas especiais. Os recursos e ferramentas foram enquadrados em diferentes  categorias para facilidade de navegação. 


Outros recursos:

DISLEXIA: O QUE É E COMO RECONHECER - Dislexia não é uma doença, e sim um distúrbio genético e neurobiológico.

Sem comentários:

Enviar um comentário