
"A Casa das Ciências, em parceria com a FCUP e a FLUP, está a promover um Seminário regular sobre “Filosofia e História das Ciências”. Este seminário terá a colaboração de docentes e investigadores da Faculdade de Letras da UP. (Re)veja aqui a última sessão. Próximas sessões: Dia 5 de março (quarta-feira) às 16h (hora de Lisboa) Orfeu Bertolami Departamento de Física e Astronomia Faculdade de Ciências, Universidade do Porto Título:Algumas questões de física associadas ao conceito do Tempo Resumo:Na física contemporânea espaço e tempo são vistos como uma entidade conceptual única cujas propriedades cinemáticas e as implicações dinâmicas são expressas no contexto de um espaço-tempo quadrimensional. Esta formulação parece contradizer a experiência quotidiana segundo a qual espaço e tempo têm características distintas. Nesta palestra nós discutiremos estas perspecivas antagónicas e analisaremos a propriedade fundamental do tempo de fluir do passado para o presente, do presente para o futuro. Abordaremos também alguns temas de relevância na física contemporânea tais como os cristais temporais, as “máquinas do tempo”, as questões associadas ao modelo do universo-bloco e as prorpiedades algo paradoxais do tempo presente. Ver cartaz. Local: Anfiteatro 0.05 do dep de Matemática da FCUP (Rua do Campo Alegre, Porto)
Dia 19 de março (quarta-feira) às 16h (hora de Lisboa) José Ferraz-Caetano LAQV-REQUIMTE Department of Chemistry and Biochemistry Faculty of Sciences, University of Porto Título:O Longo Caminho da Verdade: Quando os Cientistas Persistem no Erro Resumo:Porque é que algumas ideias erradas nunca morrem? E porque é que métodos científicos comprovadamente falaciosos continuam a ser usados, mesmo quando há alternativas mais rigorosas? A história da ciência está repleta de episódios em que novas descobertas, apesar das evidências, demoraram a ser aceites. Esta palestra parte do caso da “Salicilagem dos Vinhos do Porto (1885-1905)”, onde um erro metodológico levou a uma crise diplomática, para explorar como falsidades científicas se enraízam e se tornam quase impossíveis de erradicar. Através de modelos computacionais que recriam a transmissão de ideias na ciência, demonstrarei como cientistas partilham e validam conhecimento, mostrando que a complexidade de um método pode ser tanto a sua força como a sua fraqueza. Tal como no século XIX, hoje assistimos à disseminação de fake news com dinâmicas semelhantes: informações erradas, mas simples, espalham-se rapidamente, enquanto verdades mais complexas enfrentam resistência. Esta palestra fará a ponte entre Filosofia e História da Ciência, revelando padrões que explicam desde a recusa de teorias inovadoras até à ascensão do negacionismo científico na era digital. Ver cartaz. Local: Anfiteatro 0.05 do dep de Matemática da FCUP (Rua do Campo Alegre, Porto)
Se pretende receber o Link de acesso à transmissão online, preencha o formulário disponível aqui. Cada sessão consta de uma palestra + intervalo com café + debate. Outras se seguirão ainda este ano letivo e no próximo. Serão oportunamente anunciadas."
Fonte: Casa das Ciências |
Sem comentários:
Enviar um comentário