AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

OUVIR, VIVER E SENTIR CAMÕES

 Mais uma atividade relacionada com o maior POETA Português, de seu nome Luís de Camões.

Desta vez:

ouvimos ler o poema "Verdes São os Campos";

seguidamente ouvimos a canção;


a última tarefa foi ordenar corretamente o poema "Verdes São os Campos";















Viva Camões!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

CULTURAL KIDS

 



"Fevereiro é o mês dos pares românticos na Cultural Kids. Assinalando a data de 14 de Fevereiro, em Portugal conhecido como Dia dos Namorados ou de São Valentim, destacamos todos os pares românticos que estarão em cena este mês: do homérico Ulisses & Penélope, passando pelo shakespeariano Violeta & Reginaldo de Alice Vieira, sem esquecer o Príncipe Nabo & Princesa Beatriz inspirado nos irmãos Grimm de Ilse Losa até ao vicentino Frade & Florença, não ficando de fora a Mãe & Pai do Manuel, popular casal do Porto imortalizado por Manuel António Pina na sua saga sobre os descobrimentos Aquilo que Os Olhos Veem ou O Adamastor."

Mais informações clicar AQUI

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

FILME DIMENSÃO S - NA BE DO 1º CICLO

Nas Be do 1º Ciclo, à semelhança do 2º Ciclo também assistimos ao filme Dimensão S!

Após o filme debatemos o tema da dependência dos Ecrãs.

Foi muito interessante o tema e descobrimos que todos nós estamos um pouco dependentes das novas tecnologias e que é necessário e urgente mudar comportamentos e atitudes.






sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Filme Dimensão S 2

Em parceria com o PES realizámos várias sessões com as turmas do 5º e 6ºanos na biblioteca da escola sede.


Este filme infantojuvenil Dimensão S 2 aborda temas centrais como a necessidade de mudar comportamentos para proteger o planeta e os efeitos negativos da dependência online. De maneira lúdica e pedagógica, a história também incentiva o combate ao insucesso escolar.

Da autoria da produtora Filmideia, Dimensão S 2 com a participação de Mariana Pacheco, Patrícia Tavares e Margarida Serrano fazem parte do elenco principal.

De forma lúdica e pedagógica as personagens vão alertar para a importância de aprender a cuidar do planeta e, em contexto de sala de cinema, promover o combate ao insucesso escolar. Filmado no Oeste, este “é mais um passo para o Oeste inteligente e sustentável – Oeste Smart Sustainable Region, onde o mais importante são as pessoas”, afirmou Paulo Simões, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste.

 Triler

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Sessão com a Escola Segura - "Bullying e Ciberbullying"

Duas turmas do 6ºano assistiram no dia 4 de fevereiro, na biblioteca da escola sede, a uma sessão de esclarecimento da Escola Segura sobre a temática do (Ciber)Bullying
Foram esclarecidas algumas dúvidas e dado a conhecer algumas leis.


terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Sessão - "A importância das abelhas na Biosfera"

Os nossos alunos assistiram, na biblioteca, a uma sessão de esclarecimento, dinamizada por elementos da Raiz Editora,sobre a importância das abelhas no nosso planeta.


Há mais de vinte mil espécies de abelhas no mundo e são responsáveis direta ou indiretamente por 80% ( por cento) de todos os alimentos a nível mundial. Mas como? Através polinização. As flores, tal como outros seres, têm órgãos masculinos, os estames e órgãos femininos, os carpelos. Quando a abelha anda de flor e em flor, transporta consigo o pólen do órgão masculino para a parte feminina. E assim, dá-se a fecundação e nascem novas plantas, frutos e sementes.

Uma abelha visita dez flores por minuto, faz em média 40 voos por dia, percorre até 12 quilómetros e toca em cerca de 240 mil flores. Ufa!                                                       
                                                          RTP Ensina

SABER +

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Juntos a LER CAMÕES

No âmbito das comemorações do 500.º aniversário do nascimento do grande poeta Luís Vaz de Camões, todas as turmas da nossa escola participaram na visita à exposição dedicada à sua vida e obra, que teve lugar no átrio da biblioteca da escola sede. Esta exposição, cuidadosamente organizada, proporcionou aos alunos uma imersão na riqueza da poesia camoniana, permitindo-lhes conhecer melhor o autor de "Os Lusíadas" e o contexto histórico e cultural em que viveu.

Através de textos, imagens e objetos relacionados com a vida de Camões, foi possível perceber a grandeza do seu legado literário e a influência que exerceu na literatura portuguesa. A visita foi também uma oportunidade para refletirmos sobre a importância da sua obra, que, mesmo passados cinco séculos, continua a ser um dos pilares fundamentais da nossa identidade cultural.




Após a visita guiada à exposição sobre a vida e obra de Luís Vaz de Camões, os alunos tiveram a oportunidade de participar numa experiência única: foram convidados a "ouvir" a história do próprio Camões, como se fosse o próprio poeta a contar a sua trajetória. 

De uma forma divertida e envolvente, Camões revelou alguns dos seus segredos mais bem guardados, como os episódios e as aventuras amorosas que marcaram a sua vida e inspiraram muitas das suas poesias.

Através de uma narração cheia de humor e encanto, o poeta transportou os alunos para o século XVI, partilhando histórias de amores arrebatados, de paixões perdidas e de encontros românticos, sempre com a sua marca inconfundível de sensibilidade e espírito criativo.

Foi uma maneira lúdica e dinâmica de aproximar os estudantes da figura de Camões, mostrando-lhes não apenas o poeta épico e heróico, mas também o homem com suas emoções, desejos e histórias pessoais. O momento foi, sem dúvida, uma oportunidade para os alunos se sentirem mais próximos da figura histórica, ao mesmo tempo que se divertiram e aprenderam mais sobre o legado do autor de "Os Lusíadas".





Para consolidar os conhecimentos adquiridos durante a visita à exposição e a experiência interativa com a história de Luís Vaz de Camões, os alunos foram desafiados a realizar fichas de trabalho acerca do que ouviram e a manusear algumas obras do mesmo. Estas atividades permitiram-lhes refletir sobre os principais momentos da vida do poeta, as suas viagens, o contexto histórico em que viveu, bem como a sua obra literária.

Esta atividade não só contribuiu para o enriquecimento da sua aprendizagem, mas também proporcionou um momento de reflexão sobre o legado cultural que Luís Vaz de Camões deixou à humanidade.









Além de explorarem a vida e obra de Luís Vaz de Camões, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma das suas belas poesias, "Descalça vai para a fonte", um poema que encanta pela sua simplicidade e beleza, retratando uma figura feminina em toda a sua graça e pureza. Após a leitura e análise do poema, os alunos foram convidados a deixar voar a sua imaginação e a interpretar a figura de Leonor, a personagem central da obra, através da arte.

Cada aluno desenhou a "sua" Leonor, utilizando a técnica de aguarela, o que lhes permitiu expressar, de forma única, a sua visão da personagem descrita no poema. A pintura, com as suas cores suaves e formas delicadas, foi uma maneira criativa e sensorial de os alunos se conectarem ainda mais com o espírito da poesia camoniana, ao mesmo tempo que exercitaram a sua capacidade de interpretação e expressão artística. No final, será organizada uma exposição para mostrar as interpretações artísticas da personagem Leonor, desenhadas em aguarela por cada aluno.



O envolvimento dos alunos foi notável, com muitos a demonstrar interesse em aprofundar o conhecimento sobre a obra de Camões e a discutir a atualidade dos temas abordados nas suas poesias. Este evento não só comemorou a memória do poeta, mas também reforçou a importância da literatura clássica na formação dos jovens e o seu papel na construção de um pensamento crítico e reflexivo.

Este momento histórico é um convite a todos para celebrar o génio de Luís Vaz de Camões e a riqueza da língua portuguesa, que ele tão magistralmente imortalizou.