AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Sabes o que é o Dia da Restauração e da Independência?

 


A Restauração da Independência, ou Primeiro de Dezembro, é a data em que se assinala a recuperação da independência nacional face a Espanha em 1640.

Durante cerca de 60 anos, no chamado período do ‘’Domínio Filipino’’, o Rei de Espanha era simultaneamente o Rei de Portugal.

Este ocupou o nosso país e oprimiu-o, fazendo com que mais tarde o duque de Bragança se tornasse o Rei de Portugal como D. João IV, iniciando assim a IV Dinastia – a Dinastia de Bragança. Em Portugal o dia 1 de Dezembro é assinalado com um feriado nacional de forma a comemorar este feito.


Mas porque é Feriado?

Em Portugal, a primeira comemoração oficial da Restauração da Independência foi em 1823 no Picadeiro Real do Palácio de Belém, o actual Museu Nacional dos Coches, com a ilustre presença de D. João VI. Porém o acontecimento não se deu no dia 1 de Dezembro, mas no dia 3.

Foi dado um baile no Palácio, como forma de celebrar este dia. Para esta cerimónia foram convidados embaixadores estrangeiros, oficiais da Marinha e do Exército, bem como pessoas ilustres da Capital e de todas as jerarquias.

É o feriado civil mais antigo, tendo sobrevivido à Primeira República, ao Estado Novo e à chegada da democracia.

É costume comemorar-se este feriado na Praça dos Restauradores, em Lisboa com honras de Estado onde também se comemora o Dia da Bandeira.


Via: blog.science4you

Sem comentários:

Enviar um comentário