AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Mês Internacional da Prevenção dos Maus-tratos na Infância

Também o AEAL associou-se à campanha do Laço Azul e no 30 de abril uma das atividades desta iniciativa foi a distribuição de laços azuis, o símbolo desta campanha de prevenção.






O “Movimento Laço Azul” nasceu em 1989, na Virgínia, Estados Unidos. Este movimento conta a história de Bonnie W. Finney que tomou a iniciativa de colocar uma fita azul na antena do seu carro, de modo demonstrar a sua dor face aos acontecimentos trágicos de que tinham sido vítimas os seus netos.

As crianças tinham sido maltratadas pela mãe (filha de Bonnie) e pelo namorado e o azul representava as nódoas negras espalhadas pelos pequenos e delicados corpos. Uma das crianças terá morrido vítimas das agressões. Rapidamente, o movimento ganhou dimensão mundial.






Letra, música e interpretação de Madalena Alberto, arranjo musical de Pedro Alvadia e vídeo de Açucena Olivença Cotrim.





“O Azul funciona para mim como um constante alerta, para lutar pela proteção das crianças”.
                                           Bonnie W. Finney 


VIA - CNPDPCJ

Sem comentários:

Enviar um comentário