Diversas forças militares sublevam-se na noite de 3 para 4 de outubro 1910 contra a monarquia. Após acesos combates esta é derrubada e dois dias depois proclama-se a República.
A proclamação da República é feita das varandas da Câmara Municipal de Lisboa na manhã do dia 5 de Outubro de 1910. Trata-se do resultado de um longo processo, iniciado ainda no século XIX, que foi criando na população, especialmente em algumas elites, a vontade de mudar o regime.
Os confrontos que envolvem civis e militares, de um lado e do outro, a partir do dia 3 de Outubro, dão a vitória ao partido republicano.
Logo no dia 5 o rei e a família abandonam Portugal embarcando na Ericeira a caminho do exílio. Anastácio Franco Casado foi uma das testemunhas dessa partida e é entrevistado neste programa.
Via - RTP Ensina
Curiosidades:
- Portugal foi dos primeiros países da Europa a tornar-se república e a abdicar da monarquia!
- O governo provisório que ficou a governar Portugal depois da Revolução, era chefiado por Teófilo Braga.
- Como muitos apoiantes republicanos esquivaram-se da revolta à última da hora, chegou a parecer que a revolta tinha falhado.
- Após a revolução, alterou-se a bandeira, a moeda e o hino nacional.
- A Guarda Nacional Republicana nasceu após a revolução, tornando-se no novo corpo de defesa pública nacional.
- O antigo hino nacional, que vigorou entre 1826 e 1910 chama-se “A Carta”.
- Como foi dos primeiros países da Europa a abolir a monarquia, o reconhecimento internacional de Portugal como estado democrático foi uma das maiores preocupações dos republicanos.
Sem comentários:
Enviar um comentário