AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

segunda-feira, 12 de junho de 2017

129 anos de Fernando Pessoa

Retrato de Fernando Pessoa (1964) de Almada Negreiros

No expoente da cultura portuguesa figura Fernando Pessoa. Criador de várias personalidades às quais designou de heterónimos, foi também a expressão de si mesmo a marcar indelevelmente o consciente e inconsciente comum a todos os portugueses. 

Fernando António Nogueira Pessoa nasceu a 13 de junho de 1888, em Lisboa. Por isso, não é só por virtude do seu padroeiro Santo António que esta cidade reconhece a data como identitária e especial. O seu pai, Joaquim de Seabra Pessoa, era funcionário público no Ministério da Justiça e colaborador no periódico Diário de Notícias. A mãe, D. Maria Magdalena Pinheiro Nogueira Pessoa, havia recebido uma assinalável formação em letras e até compunha alguns versos.


“Agora, tendo visto tudo e sentido tudo, tenho o dever de me fechar em casa no meu espírito e trabalhar, quanto possa e em tudo quanto possa, para o progresso da civilização e o alargamento da consciência da humanidade.”

Fernando Pessoa em carta enviada a Armando Côrtes-Rodrigues a 19 de Janeiro de 1915



Sem comentários:

Enviar um comentário