AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

CONCURSO TODOS CONTAM

 

14.ª edição do Concurso Todos Contam 

Candidaturas entre 6 de janeiro e 6 de fevereiro de 2026

"A 14.ª edição do Concurso Todos Contam distingue os melhores projetos de educação financeira das escolas portuguesas para o ano letivo 2025/2026.

As candidaturas aos “Prémios Escola” e ao “Prémio Professor(a)” devem ser submetidas entre o dia 6 de janeiro e o dia 6 de fevereiro de 2026, através de formulário online.

Consulte o regulamento do Concurso Todos Contam no final desta página.

O que é o Concurso Todos Contam?

O Concurso Todos Contam incentiva o desenvolvimento de projetos de educação financeira nas escolas.

É uma iniciativa do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros — Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários — e do Ministério da Educação, Ciência e Inovação.

Que prémios podem ser atribuídos?

O Concurso Todos Contam atribui as seguintes categorias de prémios:

  • “Prémios Escola”, para distinguir os melhores projetos de educação financeira, a implementar nos estabelecimentos de educação e ensino durante o ano letivo de 2025/2026:
    • São atribuídos cinco “Prémios Escola”: um para a educação pré-escolar, um por cada ciclo do ensino básico e um para o ensino secundário;
    • Pode também ser atribuído um prémio de continuidade para distinguir projetos plurianuais que tenham participado no Concurso Todos Contam, pelo menos, nas três últimas edições consecutivas.
  • “Prémio Professor(a)”, para distinguir um(a) docente que se tenha destacado na implementação de projetos de educação financeira em anos anteriores.

Cada prémio corresponde a livros e materiais escolares no valor de 1000 euros.

Os prémios atribuídos na categoria “Prémios Escola” são entregues em duas fases: metade do valor do prémio é atribuída após o anúncio oficial dos vencedores e outra metade após o final do ano letivo 2025/2026, mediante prova da efetiva implementação dos projetos.

As candidaturas premiadas são oficialmente anunciadas durante a Semana da Formação Financeira que, nesta edição, decorrerá em março de 2026."


Para saber mais clique AQUI